Você está lendo:
Vacinação indígena está em andamento em todo o país
0

Vacinação indígena está em andamento em todo o país

by Radio Tangaráfevereiro 5, 2021

Indígenas estão entre os grupos prioritários da primeira fase da imunização contra a Covid-19

Cerca de 37% dos indígenas com mais de 18 anos atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) e as especificidades da ADPF 709 já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 desde o início da campanha de vacinação, em 19 de janeiro.
A imunização dessa população é realizada pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) – responsáveis por levar atenção básica de saúde às áreas indígenas. O secretário especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, explica que muitas aldeias estão em região de difícil acesso e é necessária uma grande logística de transportes aéreo, fluvial e rodoviário, que depende também de condições climáticas favoráveis para voos e deslocamentos.
Além disso, nas áreas mais remotas, não há sinal de celular ou acesso à internet, o que dificulta o registro imediato da inserção das doses no Sistema de Informação do PNI.
Não ocorre atraso na vacinação, o que acontece, em alguns casos, é o atraso no lançamento dos dados das doses aplicadas por conta desta logística”, esclarece o secretário da SESAI.
Os dados de doses aplicadas e coberturas vacinais da população indígena das aldeias estão sendo disponibilizados no LocalizaSUS, assim como o de outros grupos prioritários desta primeira fase.
Os profissionais de saúde reforçam a importância de que todos sejam imunizados, ressaltam a não obrigatoriedade da vacinação, e reafirmam que as vacinas são seguras e possuem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial.

About The Author
Radio Tangará