Você está lendo:
Vereador pede mais atenção do executivo para a agricultura familiar
0

Vereador pede mais atenção do executivo para a agricultura familiar

by newsmtsetembro 16, 2015

O parlamentar Marlon Zanella (PMDB), usou da tribuna para alertar que o atual prefeito Dilceu Rossato (PR), não esta dando a necessária atenção às famílias que moram em assentamentos/pequenas propriedades rurais do Município de Sorriso, principalmente do Assentamento Santa Rosa II.

Zanella enfatiza que cerca de 70% (setenta por cento) dos alimentos que consumidos, são produzidos pela agricultura familiar, e que o atual prefeito não demostra atenção adequada para as famílias de pequenos agricultores. Segundo ele “é necessário seja fomentada de forma mais intensa a agricultura familiar, e até o momento esta gestão pouco fez as famílias que tanto necessitam de ajuda, para continuar produzindo e permanecer no campo. Através do Governo Federal se construiu um posto de Saúde e está em obras uma escola no Assentamento Jonas Pinheiro, mas me refiro ao apoio para produção de alimentos, pois os projetos que existem funcionam de forma muito lenta”, relata.

Outro ponto importante levantado pelo vereador Marlon, foi o caso do assentamento Santa Rosa II, localizado próximo ao Distrito de Boa Esperança, em Sorriso. Em seu discurso, diz que “ são inúmeras dificuldades que os pequenos produtores deste assentamento estão enfrentando diariamente, dentre alguns podemos citar, a falta de auxilio e projetos por parte do poder público municipal, e apoio adequado para a documentação dos lotes, para fazer com que esses agricultores possam continuar a sua vida no campo. O Executivo atual entende que naquele assentamento só existem produtores de soja, mas isso não é verdade, uma parte do assentamento é formada por produtores que precisam de apoio para produzir alimentos da agricultura familiar e ali permanecer. Se continuar desta forma, cada dia mais assentados vão abandonar ou vender seus lotes e buscar outra alternativa para sobreviver. Antigamente o programa mais leite funcionando a todo vapor, com distribuição de matrizes leiteiras, inseminação artificial, vacinas, exames, distribuição de calcário, etc, o programa horta viva, conquista de uma patrulha mecanizada, dentre outros, e hoje são praticamente nulas as ações.

Há alguns meses aprovamos um projeto encaminhado pela Secretaria de Agricultura, que através do Instituto Globo Aves, fomentará a produção de ovos e frangos que serão criados nas pequenas propriedades rurais e posteriormente abatidos de forma a ter selo de inspeção municipal, mas até o momento não vimos a materialização/implementação deste projeto. Pedimos agilidade do Secretario de Agricultura e empenho para este projeto sair do papel logo e não seja usado apenas em período eleitoral” finaliza.

Marlon termina dizendo – “ esperamos que o Senhor prefeito dê a atenção necessária para a agricultura familiar do nosso município, não adianta só esperarmos do INCRA, temos da mesma forma que muitas vezes fazemos com a saúde, onde se assume responsabilidade de outras esferas de poder, nos preocupar e atender a demanda também dos pequenos produtores”, concluí.

[Best_Wordpress_Gallery id=”30″ gal_title=”Vereador pede mais atenção do executivo para a agricultura familiar”]

Fonte: Da Assessoria

About The Author
newsmt