Você está lendo:
Assentados fazem protesto contra CES no Centro de Sinop
0

Assentados fazem protesto contra CES no Centro de Sinop

by newsmtnovembro 13, 2015

Um grupo de assentados da Gleba Mercedes se mobilizou, em passeata, na manhã desta sexta-feira (13), por volta das 9h10, contra o processo de construção da Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE) e cobrando medidas da Companhia Energética de Sinop (CES), responsável pelas obras.

Eles passaram pela avenida Governador Júlio Campos – principal de Sinop – e se concentram em frente ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. “Nosso manifesto é uma forma de dizer que existimos, e água nenhuma irá nos inundar!”, diz uma das faixas expostas.

Com bandeiras do Movimento Sem Terra, faixas e carro de som os manifestantes ditam frases de ordem. Segundo o líder do grupo o protesto é contra o processo da UHE e as altas tarifas de energia. Em uma das faixas os assentados reivindicam medidas da CES quanto à inundação de algumas propriedades, com as seguintes frases: “#NãoSeiNadar #FechouMeAfogue!!!”; “E quanto à Fauna?”; “E quanto às perguntas, quando serão respondidas?”.

Em outra, os manifestantes se pronunciam “Se tem luz para acionista, tem direito para atingido”. Eles ainda pedem pelo Programa Nacional de Apoio Estudantil (Pronae), “Queremos Pronae, Pronae urgente”.

Além disso, os sitiantes se posicionaram favorável à emancipação do assentamento, ou seja, tornar a Gleba Mercedes 5 em um município, ter o próprio governo municipal. A frase diz o seguinte: “Assentado da Gleba Mercedes 5, pede titulação e emancipação urgente”.

 

Fonte: Com Nortão Noticias

About The Author
newsmt