Você está lendo:
"BRIGA" COM O PMDB: PSDB quer ter maior a bancada na Assembleia Legislativa
0

"BRIGA" COM O PMDB: PSDB quer ter maior a bancada na Assembleia Legislativa

by newsmtfevereiro 1, 2016

Cúpula regional do partido busca a migração de deputados do PDT, PSD e DEM

O presidente regional do PSDB, deputado federal Nilson Leitão, afirmou que o partido busca filiar o maior número de deputados estaduais de modo a se tornar a maior bancada da Assembleia Legislativa.

Atualmente, a maior bancada pertence ao PR, com cinco parlamentares. Em seguida, vem o PSD, com quatro deputados. O PSDB está empatado com PMDB e PSB, cada um com três deputados.

Apesar de não confirmar, a articulação de Leitão visaria a barrar o crescimento do PMDB, que deve receber as filiações de Janaina Riva (PSD) e Wagner Ramos (PR).

Segundo Leitão, os principais alvos da sigla são os deputados Emanuel Pinheiro (PR), Leonardo Albuquerque (PDT), Pedro Satélite (PSD) e Dilmar Dal’Bosco (DEM).

“A motivação dos convites é que vários deputados já anunciaram, de alguma forma, que querem mudar de partido, e aí os líderes correm atrás. Os convites feitos oficialmente pelo presidente do PSDB estadual ou militantes foram para os deputados Leonardo, Dilmar e Pedro Satélite”, disse.

“No caso do Emanuel Pinheiro, devemos marcar para sentar e discutir a filiação dentro do PSDB. O que queremos é ter a maior bancada na Assembleia Legislativa, já que temos o Governo do Estado”, afirmou.

O tucano disse não haver qualquer impedimento em convites a deputados que atualmente fazem oposição ao governador Pedro Taques (PSDB), como específico de Pinheiro.

“Existem vários municípios que são controlados pelo PSDB e que, em algumas situações, não concordam com o Governo do Estado. E não concordar significa enriquecer a democracia. Não tem nenhum problema”, disse.

No entanto, as trocas somente devem ser efetivadas quando for promulgada a proposta de emenda à Constituição (PEC) que fixa uma “janela” para que parlamentares possam se desfiliar de seus partidos sem perder o mandato.

“Então, a janela vai se abrir, e todos os partidos estão se movimentando para fazer o convite. Vamos continuar caminhando com aqueles que já estavam no nosso grupo, como o PSB, PTB, DEM, PP e agora o PSD”, afirmou Leitão.

Nome a Prefeitura

Conforme adiantou MidiaNews, o deputado estadual Emanuel Pinheiro tem sido sondado por lideranças tucanas para que se filie ao PSDB.

No entanto, a filiação do deputado do PR teria como objetivo cacifá-lo como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá.

Alguns segmentos do partido resistem em apoiar a recandidatura de Mauro Mendes (PSB), apesar do compromisso de Taques nesse sentido.

Um tucanosde alta plumagem falou ao MidiaNews sobre a articulação, com a condição de não ter a identidade revelada.

“Sou um grande defensor da filiação de Emanuel Pinheiro no PSDB. Ele tem o perfil adequado para ser candidato. Sem dúvida alguma, ele teria o respaldo do partido para este projeto”, disse.

Além de Pinheiro, o partido também teria outra aposta para a disputa em Cuiabá: o atual secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto.

Fonte: Do Midia News

About The Author
newsmt