Você está lendo:
Campo Novo do Parecis vai sediar Jogos Indígenas
0

Campo Novo do Parecis vai sediar Jogos Indígenas

by newsmtnovembro 16, 2015

O município de Campo Novo do Parecis sediará entre os dias 19 e 22 de novembro, no Estádio Ari Tomazelli, o II Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso.

Estão previstos mais de 450 atletas de 10 etnias, de diversas cidades, sendo, Paresi-Haliti (Campo Novo do Parecis, Sapezal, Conquista d´Oeste e Tangará da Serra), Nambikwara (Sapezal e Comodoro), Bakairi (Paranatinga), Manoki (Brasnorte), Umutina (Barra do Bugres), Cinta Larga (Juína), Enawenê-Nawê (Juína), Salumã (Juína), Rikbaktsa (Brasnorte), Karajá (Araguianha), Yawalapiti e também Kuikuro (Canarana).

A ideia dos jogos é promover o respeito, a valorização e a revitalização das manifestações culturais e esportivas das etnias indígenas do Estado.

No mesmo período acontecerá também o “9° Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis” apresentando os cantos, as danças, a pintura corporal, os artesanatos indígenas, com exposições fotográficas, etnográficas e ainda a exibição de vídeos.

O evento será realizado através da parceria firmada entre as comunidades indígenas, o Governo Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), a Superintendência de Assuntos Indígenas e a Prefeitura de Campo Novo do Parecis, através das Secretarias de Cultura e Turismo e a de Esportes e Lazer.

Fonte: Com Tangará Online

About The Author
newsmt