Você está lendo:
Com estoque crítico, MT Hemocentro convoca doadores de sangue
0

Com estoque crítico, MT Hemocentro convoca doadores de sangue

by Radio Tangaráoutubro 18, 2016

doacao-de-sangue-9

O MT Hemocentro está com estoque crítico de todos os tipos de sangue. Por isso, a direção da unidade está convocando doadores fidelizados, que doam sangue regularmente, e sensibilizando a população que ainda não é doadora, para abraçar esta causa.

A enfermeira da captação, Patrícia Aquino, destaca que o Hemocentro atende todo o estado com a responsabilidade de coordenar a política de sangue. Isso significa atender a demanda de todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), na Capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer pessoas que precisam de transfusão.

“Não podemos correr o risco de não ter sangue caso haja necessidade ou mesmo uma emergência, por isso, peço a toda população que reserve um tempo do seu dia para promover uma boa ação. Doar sangue, além de ser um ato de amor e de solidariedade ao próximo, salva vidas”, destaca Patrícia.

Como doar

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

O atendimento ao público no MT Hemocentro é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. A unidade está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, próximo ao Hospital Geral Universitário (HGU). Já a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

About The Author
Radio Tangará