Você está lendo:
Cônsul do Japão agradece parceria do Governo de Mato Grosso:
0

Cônsul do Japão agradece parceria do Governo de Mato Grosso:

by Radio Tangarájunho 21, 2016

O cônsul geral do Japão no Brasil, Takahiro Nakamae, visitou o Palácio Paiaguás nesta segunda-feira (20) para agradecer o apoio do Governo de Mato Grosso à 1ª Copa Jica de Beisebol, que será realizada nos dias 25 a 26 de junho em Várzea Grande. O evento é organizado pela Federação Mato-grossense de Beisebol e Softbol com auxílio de uma autarquia do governo japonês.

Nakamae foi recebido pelo secretário de Governo, José Arlindo Oliveira, pelo secretário adjunto da Casa Civil José Adolpho de Lima Avelino Vieira, pela assessora de Assuntos Internacionais do Governo de Mato Grosso, Rita Chiletto, e pela assessora da Casa Civil Lucymar Ono. O cônsul do Japão para Assuntos Políticos e Gerais, Jiro Takamoto, e o presidente da Federação Mato-grossense de Beisebol e Softbol, Yuji Izawa, também participaram do encontro.

Do Japão ao Brasil

Na reunião, os cônsules falaram sobre uma situação que está afetando filhos de decasséguis. Segundo eles, o Japão contava com 320 mil brasileiros até a crise de 2008. Hoje o número é de 170 mil. Entre aqueles que retornaram ao Brasil estão crianças e adolescentes nascidos no Japão, mas considerados brasileiros por serem filhos dos decasséguis. Sem familiaridade com a língua portuguesa e com a cultura brasileira, esses jovens enfrentam dificuldades para continuar os estudos no Brasil e para se socializar.

Foi solicitado que a comitiva apresente um mapeamento desses imigrantes, com localização e idade. A partir dos dados, o governo poderá pensar em estratégias de inclusão escolar e social. O secretário José Arlindo lembrou que o mundo vive diversas ondas migratórias e que o Brasil deve criar formas de acolhimento para essas populações.

About The Author
Radio Tangará