Você está lendo:
Contra greve, Governo diz que chama aprovados em concurso
0

Contra greve, Governo diz que chama aprovados em concurso

by newsmtoutubro 26, 2015

Secretaria de Gestão promete convocar, até o final do ano, 30 aprovados; até 2018, serão 459

A Secretaria de Gestão de Mato Grosso informou, na tarde desta segunda-feira (26), por meio de uma nota técnica ao Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito do Estado (Sinetran-MT), que chamará os aprovados no concurso realizado neste ano.

A previsão é nomear 459 novos servidores até 2018, além do chamamento de outros 110 para reposição de quadro, sendo que 30 serão chamados ainda em 2015.

A nota técnica explica ainda que o Governo já extrapolou os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal no mês de setembro, chegando a 51,20% do total da receita corrente líquida, quando o teto do limite legal é de 49%.

Por isso, segundo a Secretaria de Gestão, a nomeação imediata de todos os aprovados se torna impossível.

Sendo feitas todas as nomeações, o Governo e seus responsáveis legais estariam contrariando a LRF, gerando implicações ao Estado e a seus gestores, completa a nota.

A secretaria explicou que novas nomeações estão condicionadas à situação financeira do Executivo e, especialmente, sob anuência do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ao MidiaNews, a presidente do Sinetran, Daiane Renner, informou que a categoria deve se reunir nesta terça-feira (27), em assembleia-geral para deliberar sobre o posicionamento do Governo e um possível fim da greve, deflagrada na manhã desta segunda-feira.

“Nós fomos notificados após o almoço. Vamos discutir amanhã sobre isso e, até que haja outra deliberação. a greve continua”, informou.

A greve

Os servidores do Detran-MT entraram em greve por tempo indeterminado, nesta segunda-feira (26).

A categoria esteve reunida pela manhã em frente à entrada principal do órgão, dando início ao movimento grevista.

A decisão de paralisação das atividades foi anunciada no dia 14 de outubro e é uma resposta à negativa do Governo do Estado em realizar concurso público para a contratação de novos servidores.

Concurso

A previsão é de que o concurso ofereça 539 vagas, que são consideradas necessárias para suprir as aposentadorias e seriam destinadas ao setor de vistoria e de fiscalização do trânsito, serviços que ainda não são ofertados pelo Detran, apesar de estarem previstos no Código de Trânsito.

Atualmente, menos de 40% do total de servidores do Detran estão na ativa, o que culmina no atendimento de má qualidade ofertado ao público, de forma geral, segundo o sindicato.

Em março deste ano, a categoria havia deflagrado uma greve pelo mesmo motivo e que durou 14 dias

Ao todo, 840 servidores aderiram ao movimento, que atingiu as 62 Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) e oito agências VIP espalhadas por todo o Estado.

Fonte: Do Midia News

 

About The Author
newsmt