Você está lendo:
Criança de dois anos morre com suspeita de leishmaniose
0

Criança de dois anos morre com suspeita de leishmaniose

by newsmtoutubro 8, 2015

Secretaria de Estado de Saúde aguarda confirmação do caso; criança morreu na terça-feira (6)

Uma criança de dois anos morreu na terça-feira (6), na cidade de Sinop (503 km de Cuiabá), com a suspeita de ter contraído leishmaniose.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que a equipe de Vigilância Epidemiológica entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, mas que ainda não foram notificados oficialmente sobre o caso.

Segundo a Secretaria de Saúde, é necessário aguardar os resultados dos exames para confirmar a causa da morte e, caso se trate de leishmaniose, o Município tem até sete dias para notificar o Estado.

A doença

A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico da pessoa infectada.

A transmissão da doença se dá através de pequenos mosquitos que tem o nome de “mosquito palha” e se alimentam de sangue.

Por serem muito pequenos, estes mosquitos são capazes de atravessar mosquiteiros e telas.

São geralmente encontrados em locais úmidos, escuros e com muitas plantas, mas o parasita também pode estar presente em cachorros de estimação.

Outro lado

O MidiaNews tentou contato com a Secretaria de Saúde de Sinop, mas, até a edição desta matéria, ninguém atendeu às ligações.

Fonte: Do Mídia News

About The Author
newsmt