Você está lendo:
Diamantino recebe 9ª etapa dos Jogos Escolares da Juventude:
0

Diamantino recebe 9ª etapa dos Jogos Escolares da Juventude:

by Radio Tangarájunho 13, 2016
Cidade receberá cerca de 1300 estudantes que irão competir nas modalidades de handebol, basquete, vôlei e futsal.

A_72a3065a1c8c3d5da273ca0d83cb4694jogosescolares2011

Quase tudo pronto para a abertura da nona etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. Dessa vez a competição será sediada na cidade de Diamantino (a 195 quilômetros de Cuiabá), com início nesta sexta-feira (10), a partir das 19h, no ginásio central da cidade. São esperados mais de oito mil expectadores durante os cinco dias de competição.

Na manhã desta sexta, a coordenação dos jogos acertou os últimos detalhes para o início do evento. “Já vistoriei quadras, dormitórios dos estudantes, parte hidráulica dos ginásios, vestiários e detalhes da cerimônia”, destacou o professor José Henrique, coordenador da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de Diamantino.

O professor também falou sobre a importância dos jogos na cidade, principalmente para os jovens. “A competição é fundamental para a boa formação dos estudantes. Durante os cinco dias, eles vão aprender valores como: amizade, trabalho coletivo, saber ganhar e também saber perder, pois a derrota, se bem assimilada, ajuda a melhorar a conduta do ser humano”, ressaltou Henrique que quando adolescente participou como atleta dos jogos escolares.

Quem também vistoriou quadras e ginásios foi o secretário adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Pedro Luiz Sinohara. Juntamente com o coordenador dos jogos em Diamantino, Alex Alves, o gestor conheceu os cinco locais onde serão disputadas as modalidades de basquete, handebol, futsal e vôlei.

Diamantino receberá cerca de 1300 estudantes, de 12 a 17 anos, que começam a chegar nesta sexta-feira na cidade. Participarão representantes de 12 municípios da região do Médio Norte, com total de 40 escolas e 104 equipes. A competição também contará com curso e vivências em modalidades paralímpicas. O curso será proferido aos professores de Educação Física da região, por um profissional designado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Já as vivências serão feitas com os estudantes que irão competir nos jogos. Durante os intervalos das partidas, eles irão praticar modalidades paralímpicas como se fossem pessoas com deficiência. O objetivo da dinâmica é que os alunos se coloquem no lugar do outro e saibam respeitar e valorizar as pessoas com deficiência.

Os Jogos Escolares de Mato Grosso são uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), em parceria com as cidades sedes do evento e a Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU).

About The Author
Radio Tangará