Você está lendo:
Dilma adia anúncio da reforma para próxima semana
0

Dilma adia anúncio da reforma para próxima semana

by newsmtsetembro 25, 2015

Presidente passou os últimos dias discutindo mudanças com ministros e partidos

A presidente Dilma Rousseff decidiu adiar para a próxima semana o anúncio da reforma administrativa do governo, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência em nota divulgada nesta quinta-feira (24). De acordo com nota, o adiamento foi solicitado por alguns dos partidos que integram a base aliada, “para que mais consultas possam ser realizadas”.

Ao longo destas quarta e quinta-feira, Dilma recebeu inúmeros dirigentes de partidos da base aliada, ministros, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente da República Michel Temer para definir com eles os detalhes da reforma. Com o adiamento do anúncio da reforma, as negociações para definir o novo desenho da Esplanada deverão continuar nos próximos dias. Entre os partidos que articulam com a presidente as mudanças no primeiro escalão, estão PT, PMDB, PDT e PTB.

“A presidenta Dilma Rousseff está efetivando proveitoso diálogo com os partidos políticos com representação no Congresso Nacional. O objetivo é realizar uma reforma administrativa que amplie a eficiência e a boa gestão dos recursos públicos, bem como assegure a estabilidade política e econômica do Brasil”, diz a nota divulgada nesta quinta pelo governo.

“Alguns dos partidos que integram a base aliada solicitaram o adiamento do anúncio da nova composição ministerial, para que mais consultas possam ser realizadas. Assim sendo, a conclusão e o devido anúncio da reforma administrativa e ministerial serão na próxima semana”, completa o comunicado.

Redução de ministérios e cargos

Anunciada em agosto com o objetivo de reduzir gastos, a reforma consiste em extinguir cerca de dez dos atuais 39 ministérios e reduzir o número de cargos comissionados. Segundo as estimativas da equipe econômica, o Executivo conseguirá reduzir os gastos em cerca de R$ 200 milhões com essa medida.

Na semana passada, após participar de evento no Palácio do Planalto, a presidente concedeu entrevista na qual afirmou que até essa quarta (23) anunciaria a reforma. O anúncio, porém, não ocorreu. Havia expectativa entre integrantes do governo de que a mudança pudesse ocorrer ainda nesta quinta.

Em meio às negociações para definir a reforma, a presidente embarcará no início da noite para Nova York (EUA), onde participará na próxima semana da Assembleia Geral da ONU.

Veja a íntegra da nota:

NOTA À IMPRENSA

A presidenta Dilma Rousseff está efetivando proveitoso diálogo com os partidos políticos com representação no Congresso Nacional. O objetivo é realizar uma reforma administrativa que amplie a eficiência e a boa gestão dos recursos públicos, bem como assegure a estabilidade política e econômica do Brasil. Alguns dos partidos que integram a base aliada solicitaram o adiamento do anúncio da nova composição ministerial, para que mais consultas possam ser realizadas. Assim sendo, a conclusão e o devido anúncio da reforma administrativa e ministerial serão na próxima semana.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Fonte: Do G1

About The Author
newsmt