
Dilma anuncia investimento de R$ 9,9 bi em ferrovia em MT
Obra faz parte de pacote anunciado nesta terça e que prevê Ferrovia Bioceânica e concessão de rodovias
Na segunda etapa do “Programa de Investimento em Logística”, estão previstos R$ 66,1 bilhões de investimentos em rodovias; R$ 86,4 bi em ferrovias; R$ 37,5 bi em portos e R$ 8,5 bi em aeroportos.
Entre as obras, está a construção de uma ferrovia ligando Mato Grosso ao Estado do Pará.
O projeto da ferrovia prevê obras numa extensão de de 1.140 km, entre entre as cidades de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá) e Miritituba (Oeste do Pará).
O investimento estimado é de R$ 9,9 bilhões e o objetivo é melhorar o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso pela Hidrovia do Tapajós.
O pacote prevê ainda a construção da Ferrovia Bioceânica, ligando o Brasil ao Peru, como rota estratégica de escoamento da produção, via Pacífico, para os mercados asiáticos – principalmente, a China
São previstos 3,5 mil km de trilhos no trecho brasileiro da megaestrada de ferro.
Pelo desenho original, a ferrovia começa no Rio de Janeiro, passando pelos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, e aí então, seguiria para o Peru.
O investimento estimado com base no custo de construção e material rodante de outras ferrovias brasileiras é de R$ 40 bilhões.
As negociações referentes a esse projeto já estariam avançadas, segundo informações do Palácio do Planalto. Especialmente no trecho Campinorte (GO)-Lucas do Rio Verde (MT).
Este trecho é considerado o “cinturão brasileiro do agronegócio”, por onde passa a maior parte da produção nacional de grãos.
Rodovias
De acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, os investimentos deverão começar em 2015 e se estender até depois de 2019.
No que se refere a Mato Grosso, o pacote anunciado pela presidente Dilma prevê, ainda, a concessão de trechos das BRs 163 e 364.
Entre Mato Grosso e Goiás, por exemplo, está prevista a concessão de 704 km da BR-364/060.
O investimento estimado é de R$ 4,1 bilhões e o objetivo e a escoar produção do Centro-Oeste para portos dos Arcos Norte e Sul.
Entre Mato Grosso e Pará, a previsão é de concessão de 976 km da BR-163.
O custo estimado é de R$ 6,6 bilhões e o objetivo é aumentar escoamento de grãos pelos portos do Arco Norte.
Também está prevista a concessão de um trecho de 806 km da BR-364, entre Mato Grosso e Rondônia.
O investimento estimado é de R$ 6,3 bilhões e o objetivo é melhorar a integração das regiões produtoras de grãos dos dois estados à Hidrovia do Rio Madeira.
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Fonte: Do Mídia News
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