
Especialista dá dicas de como usar o dinheiro das contas inativas do FGTS

Fábio Silva, membro da Comissão de Política Econômica do Cofecon
“É o seguinte: as pessoas que pediram demissão ou foram demitidas por justa-causa até 31 de dezembro de 2015 vão poder sacar o recurso que está lá no Fundo de Garantia. E como era antes? Antes, o recurso, para ficar disponível, tinha que ficar três anos inativo. Existe, então, uma grande quantidade de recursos que está parada no Fundo de Garantia. A pessoa pediu demissão, foi para outro emprego, ficou nesse emprego… E o dinheiro está parado no Fundo de Garantia. Com essa medida, agora, os trabalhadores vão poder ter acesso a esse recurso. São mais de 30 bilhões de reais. É um volume expressivo.”
“A prioridade, certamente, para as pessoas que têm dívidas seria pagar essas dívidas Para quem não tem, vão ter que fazer uma escolha: ou consumir ou poupar. É sempre bom a gente lembrar que é importante que a pessoa tenha uma reserva para o caso de uma emergência. Então para quem não está com dívida, pode ser interessante a pessoa fazer um investimento financeiro”.
Para saber se você tem direito ao dinheiro ou, ainda, para descobrir quanto você vai receber, é muito simples. Basta você acessar o site da Caixa Econômica ou do próprio FGTS. O economista Fábio Silva lembra que é muito importante ficar atento aos sites oficiais.
Fábio Silva, membro da Comissão de Política Econômica do Cofecon
“Tem o site da caixa econômica e o site do próprio fundo de garantia que pode ser usado para as pessoas saberem se elas têm direito e a quanto elas têm direito. É bom, também, destacar que as pessoas devem consultar nesses sites. Porque eu já tenho ouvido falar de casos de sites falsos que têm o objetivo de pegar os dados das pessoas, dizendo que é para as pessoas saberem se têm dinheiro para sacar ou não. Então é importante que as pessoas tenham esse cuidado para usar os sites oficiais”.