Você está lendo:
Estado já investiga 68 casos de microcefalia
0

Estado já investiga 68 casos de microcefalia

by newsmtdezembro 10, 2015

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou esta semana, 68 casos de microcefalia em investigação em Mato Grosso. O município com maior número de notificações é Rondonópolis, com 59 casos. Além desses, há duas notificações em Alto Garças, duas em Itiquira, uma em Alto Araguaia, uma em Jaciara, uma em Pedra Preta, uma em São José do Povo e outra em Tesouro

Além desses, o órgão confirmou ainda quatro casos de microcefalia fetal em Rondonópolis. Conforme a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES), anteriormente eram 76 casos. O número reduziu devido a uma nova medida adotada pelo Ministério da Saúde.

Anteriormente todas as crianças que apresentavam tamanho de crânio menor ou igual a 33 centímetros eram notificados. Agora somente os neonatos com perímetro cefálico menor que 32 centímetros estão sendo registrados.

Outra mudança está na divulgação dos dados. O Governo do Estado, através da SES, deverá encaminhar as notificações feitas para o Centro de Informação Estratégica e Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional e também inserir os dados no Sistema de Resposta de Evento de Saúde Pública do Ministério da Saúde.

Por enquanto, no boletim do ministério não há registros de casos em Mato Grosso (MT), mas o motivo foi o atraso no lançamento, haja vista que o prazo para inserção era dia 7 deste mês – data comemorativa (feriado) em Cuiabá.

Na terça-feira desta semana, o vice-governador, Carlos Fávaro, e o secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, estiveram reunidos com a presidente Dilma Rousseff no Palácio Planalto para discutir o assunto e promover o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Os representantes do Estado cobraram a liberação de mais recursos e o repasse em dia da verba destinada ao combate à dengue, Zika e Chikungunya.

Fonte: Do Nortão Noticias

About The Author
newsmt