Você está lendo:
Governo Federal assegura construção da Casa da Mulher Brasileira em MT
0

Governo Federal assegura construção da Casa da Mulher Brasileira em MT

by Radio Tangarásetembro 1, 2016
Secretário da Setas, Valdiney de Arruda esteve em Brasília nesta quarta-feira (31) e se reuniu com a secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes.

IMG_0295 - menor

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, se reuniu na manhã desta quarta-feira (31) com a secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério da Justiça e Cidadania, Fátima Lúcia Pelaes, em Brasília, para dar prosseguimento nas tratativas iniciadas no ano passado para a implantação de uma unidade da Casa da Mulher da Brasileira, em Cuiabá.

Durante o encontro, a secretária reafirmou o compromisso do Governo Federal com o Governo do Estado de Mato Grosso, com um aporte financeiro para a implantação da unidade. O local irá concentrar no mesmo espaço físico os principais serviços multidisciplinares de atendimento às mulheres, visando principalmente garantir e facilitar o acesso das mulheres aos serviços públicos, o atendimento integral, especializado e humanizado e viabilizar a integração operacional dos serviços.

Conforme o secretário Valdiney de Arruda, a abertura da unidade em Cuiabá reafirma o compromisso do Governo de Mato Grosso com fortalecimento e a criação de políticas públicas voltadas para as mulheres. “Estamos em um diálogo intenso com o Governo Federal para trazer uma unidade da Casa da Mulher Brasileira para Mato Grosso. Um terreno já foi doado e estamos aguardando a vistoria técnica. Além disso, estamos trabalhando para fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres. Fortalecemos o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso e temos ações voltadas exclusivamente para o empoderamento feminino”, reforçou o secretário.

A secretária Fátima Pelaes também assumiu o compromisso de em breve retomar as visitas técnicas aos estados que se propõem receber a Casa da Mulher Brasileira, sendo Cuiabá um dos locais visitados pela gestora.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço destinado ao atendimento humanizado de mulheres em qualquer situação de violência. No local são oferecidos serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.

A contrapartida do Estado na construção da unidade de atendimento é a doação de um terreno que atenda os requisitos estipulados pela União, além da manutenção da unidade após dois anos de funcionamento.

Em agosto do ano passado, a primeira-dama Samira Martins apresentou a membros do Governo Federal aquele que deve ser o local de construção da casa. O terreno de 8 mil metros quadrados está localizado no Centro Político Administrativo, próximo ao Fórum da capital. Desde então, o Estado aguarda a visita de uma equipe de engenharia para um estudo de viabilidade do local, compromisso assegurado pela secretária Fátima Pelaes.

A construção da unidade em Cuiabá é uma iniciativa da primeira-dama do Estado e coordenadora do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), Samira Martins, que recebe o apoio da Setas-MT e da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

About The Author
Radio Tangará