
IR 2015: Receita suspende consulta a último lote de restituição
A Receita informou que apura os motivos da liberação antes do previsto
A Receita Federal liberou na segunda-feira (7), por algumas horas, a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de RendaPessoa Física 2015. A consulta, no entanto, não está mais disponível na página da Receita na internet.
A reportagem da Agência Brasil acessou o site nesta tarde e conseguiu fazer a consulta, mas, instantes depois, o serviço estava indisponível.
A Receita informou que apura os motivos da liberação antes do previsto.
“Estamos aguardando a área técnica se posicionar”, informou o órgão por meio da assessoria de imprensa.
A consulta deve ser liberada esta semana. A Receita criou aplicativo para tablets e smartphones que permite o acompanhamento das restituições.
Os contribuintes que não fizeram as correções na declaração após constatar erros ou omissões estão na malha fina.
O número de pessoas nesta situação deve ser divulgado com os dados do lote.
Para mudar a situação, os contribuintes terão que atualizar a declaração e esperar pelos lotes residuais que serão liberados a partir de janeiro de 2016.
O primeiro passo para fazer as correções é verificar no extrato de processamento da declaração as pendências ou inconsistências que causaram a retenção na malha fina.
O procedimento pode ser feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). A Receita publicou na internet um passo a passo para quem não é cadastro e deseja fazê-lo.
Para quem não sabe usar os serviços no e-CAC, a Receita preparou um vídeo com instruções.
A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito nesse prazo, deverá ser requerido por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet.
Fonte: DA AGÊNCIA BRASIL