Você está lendo:
Juízes mudam voto e Barranco perde vaga na AL
0

Juízes mudam voto e Barranco perde vaga na AL

by newsmtnovembro 24, 2015

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) decidiu na manhã desta terça-feira (24) o indeferimento do pedido de registro da candidatura de Valdir Barranco. A decisão foi 5 votos contra 1. Portanto, o deputado estadual Pery Taborelli (PV) permanece no exercício do mandato.

O juíz Ricardo Almeida destacou que as irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) nas contas de gestão de Valdir Barranco na época em que era prefeito de Nova Bandeirantes foram consideradas ‘insanáveis e gravíssimas’, houve dolo genérico. Além disso, também teve o crime de improbidade administrativa.

Os juízes leitorais Flávio Bertin eLídio Modesto, que na sessão anterior, que foi suspensa por um pedido de vista, haviam votado com o relator, desembargadorLuiz Ferreira da Silva, estabelecendo uma vitória inicial de Valdir Barranco por 3 x 0. Contudo, na sessão desta terça-feira, após outros três juízes:Paulo Sodré, Rodrgo Curvo e Ricardo Almeida votarem pelo indeferimento do registro da candidatura de Barranco,ambos mudaram seus votos, ficando apenas o voto do relator favorável ao ex-prefeito.

Barranco poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entenda o Caso

Valdir Mendes Barranco que disputou a eleição passada sub-júdice, pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e obteve nas urnas 19.227, mas acabou perdendo a vaga na Assembleia Legislativa para o deputado Pery Taborelli (PV). Na época, foi acusado de superfaturamento de mais de 7.000% na compra de medicamentos.

Considerado “ficha suja” por ter tido suas contas administrativas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e reprovadas pela Câmara Municipal, porém, numa decisão do TSE, Valdir Barranco acabou sendo absolvido e, desde então, vem lutando na Justiça para que o registro da sua candidatura seja reconhecido e ele possa, enfim, tomar posse na última vaga da Assembleia, deixando Taborelli, que obteve 18.526 votos, como suplente.

Fonte: Luiz Acosta/GD

About The Author
newsmt