
Moradores do Distrito de Piratininga serão os primeiros contemplados do Programa 'Escritura na Mão'
Os moradores do Distrito de Piratininga, distante 90 km de Nova Ubiratã, serão os primeiros a serem contemplados com o “Programa Escritura na Mão”, que visa a regularização do perímetro urbano de todos os distritos localizados em assentamentos do município.
A iniciativa desenvolvida em parceria entre a Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Regularização Fundiária (Conreds), Comissão Municipal de Assuntos Fundiários e o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), beneficiará diretamente centenas de famílias que em breve receberão o título definitivo de domínio.
No próximo dia 13/02 (sábado) o Chefe do Executivo, Valdenir José dos Santos, e o representante do MDA, André Welter, estarão no distrito para oficializar a doação, de uma área de noventa e dois hectares, feita pela União.
“Acredito que o dia 13 será um divisor de águas para o município de Nova Ubiratã que infelizmente cresceu de forma desordenada, e hoje nós estamos correndo atrás do tempo perdido e focando no futuro,aliás, é exatamente isso que o Programa ‘Escritura na Mão’ representa para essas famílias, a certeza de dias melhores”, enfatizou Valdenir que ressaltou a importância do trabalho desenvolvido Conreds e os poderes judiciário e legislativo.
“Eu costumo dizer que sozinho você não faz nada e a união com essas duas entidades e o engajamento do vereador Valdemiro Furst (Miro) foi fundamental para a realização desse sonho, sou filho de assentado e sei muito bem a importância dessa regularização urbana, e em breve se Deus quiser conquistaremos também a rural. É isso que as pessoas querem mais ação e menos discurso”, complementou.
De acordo com o Presidente do Conreds e um dos idealizadores do projeto, Bruno Becker, a meta é regularizar,nos próximos dois anos, os perímetros urbanos de todos os distritos.
“Nova Ubiratã e uma cidade pioneira e referencia estadual quando o assunto é regularização fundiária, desde 2012 temos trabalhado com muito afinco para regularizar todas as propriedades rurais e urbanas do município, o que possivelmente deverá acontecer até o final de 2017”, explanou.
Ainda segundo Becker, uma das principais vantagens da regularização será o aumento da produção e consequentemente de emprego e renda.
“Esse processo trás inúmeras vantagens, e a mais importante sem dúvidas será a facilidade que os pequenos produtores terão para buscar linhas de créditos nas instituições financeiras, com isso eles explorarão de forma mais eficaz e segura a agricultura familiar. Em decorrência disso acredito que o município deva quadriplicar seu tamanho nos próximos cinco anos, e as pessoas que tiveram que ir embora em busca de melhores condições de vida retornem porque com certeza vamos precisar de muita mão de obra qualificada”, concluiu.
Pioneirismo – Recentemente os perímetros urbanos dos distritos de Novo Mato Grosso e Santa Terezinha também passaram pelo processo de regularização, porém essa será a primeira vez que que um assentamento recebe o benefício.
Da Assessoria de Imprensa