Você está lendo:
Moradores do Distrito de Piratininga serão os primeiros contemplados do Programa 'Escritura na Mão'
0

Moradores do Distrito de Piratininga serão os primeiros contemplados do Programa 'Escritura na Mão'

by newsmtfevereiro 4, 2016

Os moradores do Distrito de Piratininga, distante 90 km de Nova Ubiratã, serão os primeiros a serem contemplados com o “Programa Escritura na Mão”, que visa a regularização do perímetro urbano de todos os distritos localizados em assentamentos do município.

A iniciativa desenvolvida em parceria entre a Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Regularização Fundiária (Conreds), Comissão Municipal de Assuntos Fundiários e o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), beneficiará diretamente centenas de famílias que em breve receberão o título definitivo de domínio.

No próximo dia 13/02 (sábado) o Chefe do Executivo, Valdenir José dos Santos, e o representante do MDA, André Welter, estarão no distrito para oficializar a doação, de uma área de noventa e dois hectares, feita pela União.

“Acredito que o dia 13 será um divisor de águas para o município de Nova Ubiratã que infelizmente cresceu de forma desordenada, e hoje nós estamos correndo atrás do tempo perdido e focando no futuro,aliás, é exatamente isso que o Programa ‘Escritura na Mão’ representa para essas famílias, a certeza de dias melhores”, enfatizou Valdenir que ressaltou a importância do trabalho desenvolvido Conreds e os poderes judiciário e legislativo.

“Eu costumo dizer que sozinho você não faz nada e a união com essas duas entidades e o engajamento do vereador Valdemiro Furst (Miro) foi fundamental para a realização desse sonho, sou filho de assentado e sei muito bem a importância dessa regularização urbana, e em breve se Deus quiser conquistaremos também a rural. É isso que as pessoas querem mais ação e menos discurso”, complementou.

De acordo com o Presidente do Conreds e um dos idealizadores do projeto, Bruno Becker, a meta é regularizar,nos próximos dois anos, os perímetros urbanos de todos os distritos.

“Nova Ubiratã e uma cidade pioneira e referencia estadual quando o assunto é regularização fundiária, desde 2012 temos trabalhado com muito afinco para regularizar todas as propriedades rurais e urbanas do município, o que possivelmente deverá acontecer até o final de 2017”, explanou.

Ainda segundo Becker, uma das principais vantagens da regularização será o aumento da produção e consequentemente de emprego e renda.

“Esse processo trás inúmeras vantagens, e a mais importante sem dúvidas será a facilidade que os pequenos produtores terão para buscar linhas de créditos nas instituições financeiras, com isso eles explorarão de forma mais eficaz e segura a agricultura familiar. Em decorrência disso acredito que o município deva quadriplicar seu tamanho nos próximos cinco anos, e as pessoas que tiveram que ir embora em busca de melhores condições de vida retornem porque com certeza vamos precisar de muita mão de obra qualificada”, concluiu.

Pioneirismo – Recentemente os perímetros urbanos dos distritos de Novo Mato Grosso e Santa Terezinha também passaram pelo processo de regularização, porém essa será a primeira vez que que um assentamento recebe o benefício.

5 2 4

Da Assessoria de Imprensa

About The Author
newsmt