Você está lendo:
Morre o tradicionalista Nico Fagundes, aos 80 anos, em Porto Alegre
0

Morre o tradicionalista Nico Fagundes, aos 80 anos, em Porto Alegre

by newsmtjunho 26, 2015

Cantor, compositor e apresentador estava internado há cerca de um mês no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre

Morreu nesta quarta-feira, em Porto Alegre, um dos expoentes da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. O historiador e folclorista Antonio Augusto Fagundes, respeitado tanto pelo trabalho como poeta quanto de estudioso da alma e das tradições gaúchas, tinha 80 anos.

Mais conhecido como Nico, nos últimos anos enfrentara uma série de problemas de saúde – um derrame, em 2000, e uma infecção que chegou a deixá-lo em coma, em 2010. O autor da célebre letra do Canto Alegretense nasceu em Alegrete em 4 de novembro de 1934 – município que homenagearia com a composição, um dos hinos da música regionalista (conheça detalhes da letra do clássico).

Chegou a Porto Alegre aos 20 anos e rapidamente se enturmou com os fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Inicialmente, atuou como poeta e divulgador da obra de, entre outros, Aparício Silva Rillo e Jayme Caetano Braun.

Veja o legado de Nico Fagundes na academia, na música, no cinema e na TV

Depois de formar-se advogado – Teixeirinha, Gildo de Freitas e outras personalidades ligadas à cultura regional foram seus clientes –, Nico se especializou em História do Rio Grande do Sul e fez Mestrado em Antropologia Social. Dedicou-se a pesquisar a formação, a identidade e os costumes típicos do Sul, levando-os a conhecimento do público por meio de livros, canções e, sobretudo, graças a sua atuação nos meios de comunicação.

Fonte: do  Zero Hora

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?