Você está lendo:
Nova Ubiratã: Alunos do SCFV são beneficiados por Projeto Ambiental da BR-242, e constroem 'hortas verticais'
0

Nova Ubiratã: Alunos do SCFV são beneficiados por Projeto Ambiental da BR-242, e constroem 'hortas verticais'

by newsmtagosto 5, 2015

Dezenas de crianças e adolescente que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolvido pela Prefeitura de Nova Ubiratã, foram beneficiados durante um programa social idealizado pelo departamento de Gestão Ambiental da BR-242.

O programa que conta com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em condicionamento com o Ministério dos Transportes (DNIT), foi realizado entre os dias 22,23,24 e 25 de junho nas dependências do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS II) do bairro Jardim Vitória.

Na ocasião os alunos, com a ajuda do Biólogo Francenildo Ferreira, aprenderam como construir hortas verticais utilizando apenas materiais recicláveis, como por exemplo, garrafas peti, caixas e palhetes de madeira, além de receberem instruções de como manusear e cultivar diversos tipos de hortaliças de forma orgânica, livres de produtos agrotóxicos, disseminando assim importância de uma alimentação saudável.

De acordo com os idealizadores, o projeto é uma oportunidade única para os alunos conhecerem a fundo o desenvolvimento das plantas, e as técnicas para a construção e manutenção das hortas verticais.

“Uma das inúmeras vantagens da horta vertical é de ocupar um pequeno espaço, podendos ser instaladas nos muros das residências, ou qualquer local onde fiquem expostas ao sol por pelo menos quatro horas por dia”, explicou o biólogo.

Ao final do projeto os alunos foram presenteados com as hortas construídas, ficando ainda incumbidos dos cuidados diários com as hortaliças até o momento da colheita.

“Após as instruções alguns alunos já começaram a construir suas hortas em casa, incentivando os pais a participarem e produzindo sua própria salada, garantindo uma alimentação mais saudável e equilibrada”, afirmou.

O projeto foi parabenizado pelo prefeito municipal, que ressaltou o trabalho realizado pelo Departamento de Gestão Ambiental da BR-242.

“São ações como essa que fazem a diferença na vida dessas crianças, gostaria de parabenizar a iniciativa dos profissionais da BR-242 que sempre estão inovando e trazendo novidades para nossos alunos e somando com o Poder Executivo”, enalteceu Valdenir José dos Santos.

Fonte: Da Assessoria

About The Author
newsmt