Você está lendo:
NOVA UBIRATÃ: Secretaria de Saúde promove palestra e sensibiliza mulheres sobre a importância dos exames preventivos
0

NOVA UBIRATÃ: Secretaria de Saúde promove palestra e sensibiliza mulheres sobre a importância dos exames preventivos

by newsmtoutubro 15, 2015

Cerca de 100 convidadas prestigiaram a palestra realizada, em conjunto, pelas secretarias de assistência social e saúde de Nova Ubiratã. O evento que faz parte de uma série de ações em comemoração ao Outubro Rosa, reforçou a importância da realização de exames preventivos para o combate aos canceres de colo de útero e mama, principais responsáveis pelas mortes de mulheres no mundo.

Durante a palestra ministrada pela Coordenadora de Atenção Básica de Saúde, Nádia Capistrano, as convidadas conheceram a fundo os malefícios causados pela doença, assim como as formas mais eficazes de tratamento.

“Infelizmente muitas mulheres ainda não se conscientizaram que os exames preventivos salvam vidas, e por um motivo ou outro acabam se descuidando e não procuram as unidades de saúde, quanto mais cedo detectarmos a doença maiores são as chances de cura”, enfatizou.

Já a Secretária Municipal de Saúde lembrou dos recentes casos de cânceres registrados em Nova Ubiratã.

“Muitas mulheres tem sido diagnosticadas com câncer na Região, e o que tem chamado a nossa atenção são as idades dessas pacientes, boa parte delas tem menos de 40 anos, os números devem servir de alerta”, explicou Eliane Romann Ross, que ainda ressaltou os constantes avanços da área saúde no município.

“Graças a Deus nós somos privilegiados por termos uma das melhores estruturas médicas da Região, recentemente inauguramos a primeira Academia de Saúde de Nova Ubiratã, um local destinado para a prática de exercícios físicos com acompanhamento de profissionais qualificados, outra grande conquista foi a instalação do CAM (Centro de Atendimento á Mulher) onde vocês contam com várias especialidades, inclusive com atendimentos fora do horário normal de expediente, serviços que não existiam e hoje estão á disposição de todos os moradores”, frisou.

Logo após a palestra as convidadas se divertiram com o sorteio de dezenas de prêmios doados pelo comércio local, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Nova Ubiratã (ACENU), para finalizar todos os participantes foram servidos com um completo e suculento lanche.

Cronograma Outubro Rosa – Conforme cronograma divulgado no início do mês, as ações desenvolvidas pela secretaria de saúde seguem normalmente e devem ser estendidas também aos distritos e comunidades rurais.

São palestras educativas, realização de exames preventivos e distribuição de folders e banners que alertam sobre os riscos e a prevenção das doenças.

Campanha mundial – O movimento com o nome “Outubro Rosa” iniciou nos Estados Unidos, por meio de várias ações relacionadas ao câncer de mama no mês de outubro, incentivando a população, empresas e entidades na luta contra a doença. A cor Rosa remete ao laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. Este movimento chegou ao Brasil em 2002 e hoje está praticamente consolidado, disseminando ações para a população no combate a esta doença.

De acordo do o INCA (instituto nacional do câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 01% do total de casos da doença.

PROGRAMAÇÃO NOS DISTRITOS:

01/10 – Distrito de Santa Terezinha

06/10 – Distrito de Novo Matogrosso

08/10 – Distrito de Entre Rios

13/10 – Distrito de Piratininga

20/10 –  Distrito de Entre rios (Travessão da balsa)

21/10 –  Distrito de Entre Rios – período matutino (Travessão cinco e meio)

21/10 – Distrito de Entre Rios- período vespertino (Travessão Central)

[Best_Wordpress_Gallery id=”57″ gal_title=”Secretaria de Saúde promove palestra e sensibiliza mulheres sobre a importância dos exames preventivos”]

Fonte: Assessoria de Imprensa

About The Author
newsmt