Você está lendo:
Parceria entre Sema e Incra propõe melhorias ao Sicar:
0

Parceria entre Sema e Incra propõe melhorias ao Sicar:

by Radio Tangarájunho 20, 2016

sema-e-incra-firmam-parceria-para-atender-assentamentos-rurais

Com a proposta de automatizar o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) discutiram na manhã desta sexta-feira (17.06) a formatação de uma parceria. A ideia é utilizar o banco de dados dos imóveis certificados pelo Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) do Incra como parâmetro e subsídios na análise de sobreposição dos imóveis que estão no Sicar.

Conforme o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Sema, Carlos Henrique Kato, o objetivo é integrar ao Sistema a uma ferramenta do Sigef com informações referentes às áreas georreferenciadas. “Atualmente desprendemos hora técnica para lançar pendências que o próprio sistema poderia fazer, uma vez abastecido com esse banco de dados (Sigef), para que quando o chegue ao nosso analista ele já esteja livre de sobreposição”.

Alessandro Pontes Gomes, superintende de Regularização e Monitoramento Ambiental da Sema, avalia positivamente essa proposta de integração de sistemas, que atualmente a maioria dos cadastros está sobreposto, o que gera travamento na análise. “Até conseguirmos identificar o problema a análise se torna morosa. E essa nova ferramenta do Incra dentro do nosso sistema vai facilitar o trabalho, pois vamos filtrar os imóveis já na porta de entrada”.

Esse é um projeto pioneiro no Brasil que deve ser discutido em Brasília na próxima semana e ser implantado ainda este ano. Para o técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário do Incra e presidente do Comitê Regional de Certificação, Marcelo Martins, as duas instituições só têm a avançar. Ele entende que a partir dessa parceria outras melhorias também podem acontecer tanto no Sigef como no SiCAR.

Participaram também da reunião cerca de 20 técnicos da Sema. Durante o encontro eles puderam tirar dúvidas sobre georreferenciamento e opinar na proposta de melhorias do Sistema.

About The Author
Radio Tangará