
Prefeitura de Nova Ubiratã lança Programa de Saúde Bucal para atender trabalhadores
A cansativa rotina de trabalho e a falta de tempo não serão mais justificativas para que os trabalhadores deixem de procurar atendimento odontológico especializado. Pelo menos não na cidade de Nova Ubiratã, que lançou essa semana a ‘Campanha Sorriso do Trabalhador’.
O projeto pioneiro na Região deve beneficiar diretamente centenas de moradores das mais diferentes idades e localidades, que devido a correria do dia a dia acabaram se distanciando dos consultórios odontológicos.
A ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, visa tornar mais acessível o atendimento, que a partir desta segunda-feira (07) passou a ser realizado em horário alternativo, das 17h00 ás 21h00, em algumas unidades de saúde.
Para conseguir atender a grande demanda dois médicos-odontológicos estarão á frente dos atendimentos, que acontecem nos PSF’s I e III, nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras.
“A prevenção sem dúvidas nenhuma é o melhor remédio e é exatamente isso que estamos fazendo, só quem tem problemas bucais sabe da importância desse programa, que na minha opinião é um dos mais importantes do ano”, enfatizou o Prefeito Valdenir José dos Santos que complementou, “nós começamos esse programa agora e só vamos parar quando todos os que precisam forem atendidos”, concluiu.
A doutora Fernanda Fabris, coordenadora do projeto, também ressalta a importância do trabalho preventivo. “As vezes por falta de tempo o trabalhador perde a oportunidade de obter um tratamento preventivo e curativo, o quadro se agrava e pode resultar em uma situação irreversível, como a de extração dental, ou até mesmo em casos mais graves como o câncer bucal”, alertou.
De acordo com a profissional, além dos serviços de rotina, como orientação e checagem, também serão oferecidos limpeza, extração, restauração e até próteses dentárias, tudo custeado com recursos do próprio município.
Atendimentos – Todos os moradores, incluindo os das comunidades rurais, estão aptos á participarem do ‘Programa Sorriso do Trabalhador’, desde que procurem as unidades de saúde nos horários de atendimentos, estes feitos por ordem de chegada dos pacientes.
Confira os horários e locais de atendimentos
Segunda – feira das 18hh00 ás 21h00: PSF I – Em frente a Estadual Escola 19 de Dezembro
Terça – feira das 17h00 ás 21h00: PSF III – Jardim Vitória
Quarta-feira das 18h00 ás 21h00: PSF I Em frente a Estadual Escola 19 de Dezembro
Quinta-feira das 17h00 ás 21h00: PSF III Jardim Vitória
Fonte: ASCOM