Você está lendo:
Saiba quem deve se vacinar contra Febre Amarela
0

Saiba quem deve se vacinar contra Febre Amarela

by Radio Tangarájaneiro 18, 2017
A febre amarela continua sendo um importante problema de saúde pública no Brasil. O alto número de pessoas contaminadas pela doença em diversos municípios fizeram o governo de Minas Gerais decretar Situação de Emergência no estado.
A vacina contra a febre amarela é gratuita faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, é indicada principalmente para as pessoas que vivem próximas às áreas rurais da cidade, consideradas regiões endêmicas porque é onde circulam os mosquitos silvestres, conforme explica o especialista em estudos clínicos com vacinas, o médico  Reinaldo de Menezes Martins, que também é Consultor Científico da Bio-manguinhos, unidade da FIOCRUZ no Rio de Janeiro, responsável pela produção de vacinas.
“Nessas áreas endêmicas, quer dizer, de maior risco de febre amarela, todas as pessoas devem vacinar, exceto aquelas que contém contra-indicação. Também as pessoas que são viajantes pra essas áreas também precisam se vacinar pelo menos 10 dias antes de viajar. Dez dias que é pra dar tempo da vacina proteger.” (00:23)
A vacina é recomendada a partir dos 9 meses de idade e aos  4 anos é dado um reforço. Em casos de surtos da doença a primeira dose pode ser dada aos 6 meses. Para a população em geral são recomendadas duas doses com intervalo de dez anos entre elas, conforme explica o  especialista em estudos clínicos com vacinas, Reinaldo de Azevedo Martins: 
“A vacina de febre amarela dá uma imunidade muito boa e duradoura, então a Organização Mundial de Saúde decidiu afirmar que para a vacina de febre amarela uma dose só é suficiente, mas nós no Brasil temos alguns dados que não dão segurança para uma dose durar a vida inteira, então o Brasil continua recomendando duas doses. (00:28)
 E quais as contra-indicações, quem não pode tomar a vacina contra febre amarela? O médico Reinaldo de Azevedo Martins, especialista em estudos clínicos com vacinas e consultor científico do Bio-manguinhos   explica:
“Crianças de menos de seis meses está contra-indicado. Pessoas que tenham imunodeficiência, que estejam em tratamento de câncer, que sejam infectadas pelo HIV e estejam com o sistema imunológico comprometido./// Situações de imunodeficiência , também pessoas com reação anafilática. Reação anafilática é uma reação alérgica grave.” (00:33)
No grupo de pessoas  com possíveis reações anafiláticas estão aquelas com alergias à ovo de galinha ou gelatina-que estão na composição da vacina. Também é não é recomendada para  idosos com mais de 60 anos, mulheres grávidas ou que amamentam.
De um modo geral a vacina contra a febre amarela é segura e não causa reações para a população.
Ela está disponível nos postos de saúde.
Para mais informações consulte o site do Ministerio da Saúde: saúde.gov.br
About The Author
Radio Tangará