Menu
Seções
Tangará da Serra: Grupo de amigos realiza torneio de Bets em Tangará da Serra
dezembro 30, 2014 Esportes

Você que é um pouquinho mais velho provavelmente já se divertiu muito brincando de bets. Pois é, aqui em Tangará da Serra uma galera resolveu se juntar para matar a saudade dessa brincadeira que está ficando raríssima entre as novas gerações, principalmente, por conta da ascensão cada vez mais acentuada da tecnologia.

O “torneio” foi realizado na tarde do último Domingo (28) na área externa do módulo esportivo. A professora Franciely München, uma das organizadoras do evento falou com nossa equipe de reportagem a respeito:

“A ideia do torneio de Bets surgiu de uma conversa entre amigos de longa data em um momento de nostalgia no qual, a maioria no auge dos seus 30 anos, relembrava as brincadeiras dos tempos de criança. Na verdade a organização foi como a da brincadeira de anos atrás, bem improvisada, o amigo marceneiro confeccionou os tacos, outro trouxe bolinhas de borracha e para substituir as antigas latas de óleo, foram utilizadas latas de tiner, que representavam as casinhas de cada equipe. As duplas foram definidas no simples e famoso 2 ou um (risos). Na realidade não houve ganhador ou ganhadores propriamente ditos, o principal objetivo desse torneio é a diversão, uma ocasião na qual se tem a oportunidade de recordar a infância, reunir os amigos e sair do sedentarismo. E o prêmio, logicamente, não poderia faltar, foram muitas risadas. Haverão próximos e contamos com a presença daqueles que desejarem participar.”, discorreu.

Para jogar, os participantes precisam de dois tacos, uma pequena e duas latas.

Quatro jogadores são divididos em duas duplas. Eles colocam as garrafas a 10 passos de distância uma da outra e tiram par ou ímpar para decidir quais duplas ficarão com os tacos e a bola, respectivamente.

Os jogadores que estão com a bola devem arremessá-la para tentar acertar as latas. A dupla que está com os tacos tem que proteger as latas, arremessando a bola para longe.

Quando isso acontecer, os jogadores trocam de posição: fazem uma travessia, trocando de lado. Cada vez que eles se cruzam, marcam uma quantidade de pontos (de 10 em 10 ou de 12 em 12, até atingir o número de pontos total da brincadeira).

A dupla que está com a bola tem que apanhá-la o mais depressa possível para tentar derrubar a lata antes que os adversários somem o máximo de pontos da partida.

Se conseguir derrubar a lata, a dupla que estava com a bola troca de lugar com a dos tacos e tenta jogar a bola para longe para marcar pontos.

Ganha a dupla que marcar o máximo de pontos primeiro.

Existem várias versões sobre a origem do bets. Uma diz que o jogo foi criado por jangadeiros no Brasil durante o século XVIII; outra conta que o jogo era praticado por ingleses da Companhia das Índias, que jogavam nos porões do navio durante a viagem de trava dos oceanos. Para essa tradição, o jogo é descendente do “críquete”. Há de se notar as semelhanças entre os jogos. Uma possível origem do nome bets seria quando a expressão “at bat”, ou seja, no bastão (pronto para rebater).

Fonte: Rádio Tangará

Deixe uma resposta
*