Você está lendo:
Vera é o 1º município de MT a receber o Projeto Soja Brasil
0

Vera é o 1º município de MT a receber o Projeto Soja Brasil

by newsmtnovembro 26, 2015

Iniciou segunda-feira (23), em Vera, a primeira fase do Projeto Soja Brasil-Etapa Mato Grosso, considerado a maior expedição nas lavouras de soja já realizada no Brasil. Vera foi o primeiro município do estado de Mato Grosso a receber esta edição do Projeto Soja Brasil. Ao todo, a caravana vai percorrer 20 municípios do estado até o final de janeiro de 2016.

A equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) esteve em Vera desde a manhã de segunda-feira, onde foi montada uma grande estrutura, com exposição de máquinas agrícolas, estandes com oficinas sobre as tecnologias da agricultura, além da equipe de TV do Canal Rural, que fez a cobertura do evento e realizou transmissões ao vivo, de Vera, para todo o país.

O evento foi realizado no pátio da Igreja Católica São Judas Tadeu. Na segunda-feira à noite, mais de 100 pessoas participaram de duas importantes palestras para o setor agrícola. A primeira, com o tema “Análise do impacto do etanol do milho na renda do produtor”, foi ministrada pelo conselheiro do Senar-MT, Glauber Silveira, que também é presidente da Câmara Setorial da Soja e apresentador do programa Direto ao Ponto do Canal Rural. A segunda palestra da noite foi de responsabilidade do engenheiro e especialista de processos da Dedini, Marcílio Gurgel, que abordou o tema “Produza etanol e aumente seu lucro com a safra de milho”.

Na manhã desta terça-feira (24), o evento continuou, com as oficinas práticas sobre Agricultura de Precisão e Manejo Integrado de Pragas. O evento reuniu um grande número de agricultores de Vera e região, além de profissionais que atuam na área agrícola, e também representantes de instituições ligadas ao agronegócio.

O presidente do Sindicato Rural de Vera, Vidimar Siliprandi, parabenizou o trabalho do Senar. “A instituição tem programas e projetos fantásticos e nos ajuda muito nesse desafio que é manter nossos colaboradores preparados para operar as máquinas e equipamentos agrícolas e para trabalhar nas cadeias produtivas em desenvolvimento em nossa região”, comentou.

Nilso Vígolo, que além de Prefeito de Vera, também é produtor rural, comentou da necessidade daqueles que trabalham com a agricultura estarem se qualificando cada vez mais. “Estamos passando por um processo de transformação, e o mercado é cada vez mais exigente, por isso, parabenizamos todos os idealizadores deste importante Projeto, por levar mais conhecimento a todos que atuam no setor agrícola, setor este, primordial para a economia não só do nosso estado, mais de todo o Brasil”, destacou o prefeito Nilso Vígolo.

Vera está em pleno crescimento econômico. Além da soja, a cadeia produtiva da suinocultura está em expansão e gera pelo menos 400 empregos diretos no município. Além disso, também tem cerca de mil hectares de área plantada com arroz. Há ainda produção de milho e várias outras culturas em menor escala.

A caravana do Projeto Soja Brasil se despediu do município de Vera na tarde desta terça-feira (24), onde seguiu para o município de Nova Ubiratã, após, seguirá para Ipiranga do Norte, Tapurah, e finaliza esta primeira semana no estado de Mato Grosso com exposição em Lucas do Rio Verde.

Fonte: Folhamax

About The Author
newsmt